Shokunin: Classe para Império de Jade

O povo tamuraniano sempre foi de grande esmero e dedicação as suas artes, sejam elas qual for. Cerimônia do chá, artesanato, carpintaria, música, poesia, metalurgia; tudo sempre foi feito com o objetivo da perfeição e nada abaixo disto estava aceitável. E é nessa sociedade que surge um tipo de pessoa que dedica sua vida a fabricar, com suas próprias mãos, tais obras primas: o Shokunin.

Totosai – Imagem retirada do próprio anime, InuYasha

Shokunin, que vem de “artesão”, são habilidosos artistas que mexem com os mais variados ofícios, como carpintaria, metalurgia, origami, costura; enfim, artes manuais e de grande destreza. São bastante semelhantes aos Kensei, que dedicam sua vida aperfeiçoando a arte da espada, mas geralmente adotando formas mais seguras de testar suas habilidades do que combates perigosos; vivendo pacificamente em centros urbanos onde podem ter sua oficina e abastecimento de recursos.

Eles costumam ser contemplativos, sábios, inteligentes, perfeccionistas e muito teimosos quando se trata da sua arte; normalmente podendo deixar de comer ou dormir para ajeitar um pequeno detalhe que qualquer pessoa normal deixaria de lado. Porém, há aqueles que abandonam qualquer bom senso e respeito pela tradição tamuraniana, se tornando verdadeiros gênios malucos com criações bizarras e destrutivas.

Aventuras: Shokunin já bem estabelecidos, com clientes fiéis e uma oficina em uma metrópole, raramente saem em aventuras por Tamu-ra; preferindo se dedicar completamente à sua arte. Porém a recuperação comercial da ilha não atingiu seu ápice, obrigando muitos shokunin a se aventurarem por dinheiro ou para acharem matéria-prima. Alguns ainda se aventuram para achar tesouros antigos que possam servir de inspiração ao seu trabalho ou servem como uma forma de fugir das autoridades para aquelas pessoas que inventam itens desonrosos.

Honra: Aperfeiçoar-se até a perfeição num tipo de arte é um caminho de grande honra para quem o segue e por estarem criando consistentemente obras-primas eles costumam ser honrados; alguns chegam a trabalhar para dai’zenshi e serem reconhecidos pelo Império como grandes mestres no seu ofício. Entretanto para aqueles que preferem seguir criando itens sórdidos, como armas de pólvora e armas ninjas, são escorraçados da sociedade e podem acabar fazendo armas mortíferas para yakuzas e ninjas.

Religião: Sua grande concentração no seu ofício por vezes distancia estas pessoas de outras esferas da vida, a religiosa é uma delas. Normalmente podem se ver “obrigados” a se devotarem a Lin-Wu para ganharem suas bênçãos e lidarem melhor com seus mais ricos clientes; enquanto boa parte daqueles que escolhem seguir alguma religião escolhem o Bushintau como forma de se conectarem ainda mais com suas criações e os espíritos que elas carregam.

Histórico: Muitos seguem o caminho já dado de família, mantendo a tradição viva; com uma importância ainda maior para uma Tamu-ra em reconstrução. Para outros se torna uma forma de ascender socialmente e praticar sua criatividade imensa, aprendendo com mestres antigos sobre os ofícios.

Raça: Qualquer raça tem alguma afeição por um tipo de arte, sendo difícil dizer alguma que não poderia se tornar um shokunin; até mesmo os kaijin seguem este caminho para provarem de seu valor para a sociedade. Os mais numerosos são os humanos, que buscam restaurar o padrão de arte de Tamu-ra, mashin, para conseguirem até entender a si mesmos, e vanaras, pelo seu caráter criativo e paciente. Já os menos numerosos são os kaijins, por possuírem dificuldades no manuseio de itens, hanyôs, por sua falta de disciplina, e henges, por sua distância dos costumes da sociedade; porém sempre haverá um ou outro que criará algo incrível.

Outras Classes: Shokuni costumam se dar bem com outras pessoas também contemplativas ou criativas, com Shinkan e Monge. Para aqueles que seguem o caminho da metalurgia Kensei e Samurai podem ser bons amigos (e cobaias de testes para seus inventos). O seu maior problema será com Onimusha, que pode causar repulsa por usarem armas corrompidas pela Tormenta.

Shokunin

NívelBBAHabilidade de Classe
+0Mente Iniciante, Conhecimento das Artes, Economia de Recursos (1/4)
+1Conhecimento de Jutsus, Caminho do Artesão
+2Manutenção de Rotina (1 item)
+3Conhecimento de Jutsus, Aliado Mashin
+3Mente Aberta, Forja Divina
+4Conhecimento de Jutsus, Caminho do Artesão Aprimorado
+5Economia de Recursos (1/6), Manutenção de Rotina (Cura)
+6Fabricação Sagaz (2d6+1 dias), Conhecimento de Jutsus
+6Mente Inspirada
10°+7Forja de Maravilhas, Conhecimento de Jutsus
11°+8Caminho do Artesão Maior, Manutenção de Rotina (2 itens)
12°+9Fabricação sagaz (1d10+1 dias), Conhecimento de Jutsus
13°+9Mente Iluminada, Economia de Recursos (1/8)
14°+10O-Mashin!, Conhecimento de Jutsus
15°+11Forja das Maravilhas (item maior)
16°+12Fabricação Sagaz (1d8+1 dias), Conhecimento de Jutsus
17°+12O-Mashin! (Descomunal)
18°+13Conhecimento de Jutsus
19°+14O-Mashin! (Colossal), Economia de Recursos (1/10)
20°+15Deus da Forja, Fabricação Sagaz (1d6+1 dias), Conhecimento de Jutsus

Modificador de honra: 0
Pontos de Vida: Um Shokunin começa com 12 pontos de vida (+ Modificador de Constituição) e ganha 3 pontos de vida (+ Mod. de Con.) por nível seguinte.
Pontos de Mana: Um Shokunin começa com 5 pontos de mana e ganha 3 por nível seguinte.
Perícias Treinadas: 6 + Modificador de Inteligência
Perícias de Classe: Conhecimento (Int), Diplomacia (Car), Identificar Magia (Int), Intuição (Sab), Ladinagem (Des), Obter Informação (Car), Ofício (Int), Percepção (Sab).
Talentos: Criar Obra Prima, Usar Armaduras (Leves e Médias), Usar Armas Simples, Usar Escudos, Vontade de Ferro.

Mente Iniciante: Trabalhar com o artesanato envolve técnica, mas quando você treina esta técnica à níveis acima do normal, sua mente se expande ao ponto de entender sobre as energias cósmicas. Você abre o chacra da mente, podendo aprender e executar jutsus básicos de Inteligência. Você soma seu bônus de Inteligência ao seu total de pontos de magia e aprende quatro jutsus básicos de Inteligência.
Além disso, você pode aprender qualquer jutsu com “arma”, “armadura”, “arte” ou “ofício” no nome, desde que possa executar jutsus de mesmo grau, não importando quais chacras tenha aberto. Aprender e executar esses jutsus não resulta em violação de honra.
Conhecimento das Artes: Sendo um ávido estudioso das diversas formas de arte, seu conhecimento é vasto, mesmo que nem sempre aprofundado. Você pode fazer testes de qualquer conhecimento desde que tenha relação a um item obra-prima.
Economia de Recursos: Você aprendeu que o melhor artesão pode fazer uma obra de arte com o menor pedaço de papel. Produzir um item custa apenas 1/4 em matéria-prima, invés de 1/3. No 7° nível muda para 1/6, no 13° nível muda para 1/8 e no 19° nível muda para 1/10. Esta habilidade funciona apenas para itens não mágicos.
Conhecimento de Jutsus: O shokunin nunca deixa de aprender novas técnicas. No 2º nível, você aprende dois novos jutsus de grau básico de qualquer chacra que possa executar. No 4º nível, e acada 2 níveis seguintes, aprende dois novos jutsus de qualquer grau e chacra que possa executar.
Caminho do Artesão: No 2° nível você deve fazer uma escolha importante: seguir o caminho da honra ou da pólvora. Caso escolha o Caminho da Honra, você soma seu mod. de Honra nas perícias de Ofício e nos pontos de magia. Caso escolha o Caminho da Pólvora você se torna capaz de fabricar armas de fogo e usá-las, porém ainda está suscetível as flutuações de custo destas armas por suas peças ainda não serem feitas em Tamu-ra. (Veja em Troca em Comércio, pág. 140).
Manutenção de Rotina: O desgaste é comum a qualquer coisa, inanimada ou animada, e com o tempo objetos ficam inutilizáveis, a não ser, claro, que tenha uma manutenção rotineira. A partir do 3° nível você pode pegar um item de cada nakama (a escolha deles) do qual você tenha um ofício correspondente para manusear (armeiro para armas, costureiro para roupas, etc.) e com uma hora de trabalho e o gasto de 1 PM por item você fornece um bônus de +1 em ataque para armas, +1 em CA para armaduras e +2 em perícia que seja condizente com itens diversos; esse bônus dura por 1 dia. A partir do 7° nível você pode curar 2d6 de objetos e construtos por PM gasto e uma hora de trabalho. A partir do 11° nível você pode fornecer o bônus para dois itens de cada nakama invés de um, continua consumindo 1 PM por item.
Aliado Mashin: No 4° nível você começa a brincar com as forças elementais místicas, tendo a capacidade de construir uma das mais belas coisas do Império: um mashin. Você recebe um aliado iniciante do tipo atirador, fortão, guardião, lutador ou montaria, a sua escolha. O mashin tem consciência e discernimento como um ser pensante, sendo um PdM completo, que é extremamente leal a você; porém caso seja muito mal tratado ele pode decidir ir embora, nesse caso você pode construir um novo com um mês de trabalho e 100 ¥O. O mashin evolui junto com você.
Mente Aberta: no 5º nível, a mente do shokunin se abre para novos horizontes. Você pode aprender e executar jutsus de Inteligência de grau mediano. Além disso, pode somar novamente seu bônus de Inteligência em seu total de pontos de magia.
Forja Divina: Você começa em sua jornada para moldar o metal, o tecido ou a madeira junto à energia cósmica em benefício próprio ou de seus nakamas. Você pode com uma ação padrão infundir energia cósmica num item, transformando tal item em mágico pela cena. O custo em PM é equivalente ao bônus ou poder mágico que deseja colocar no item: 1 PM para bônus de +1, 3 PM para bônus de +2, 6 PM para bônus de +3, 10 PM para bônus de +4 e 15 PM para bônus de +5 (que é o máximo). Você pode gastar 1 hora de trabalho e +1 PM para deixar este bônus pelo dia.
Caminho do Artesão Aprimorado: No 6° nível, se escolheu o Caminho da Honra suas obras-primas são melhores que o normal, armas produzidas por você recebem +1 nas jogadas de dano, armaduras fornece +1 em Classe de Armadura, kits de ferramentas e outros itens dão +4 em testes da perícia
apropriada (invés de +2). Caso tenha escolhido o Caminho da Pólvora você pode adicionar os aprimoramentos karakuri a armas e armaduras e escolher quatro itens karakuri da lista ao final que você aprende a construir e usar.
Fabricação Sagaz: O tempo é precioso demais para se desperdiçar tanto com itens nem tão bons, assim o shokunin aprende a forjar mais rápido do que qualquer artesão normal. No 8° nível o tempo
para se produzir um item é de 2d6+1 (a não ser que o tempo padrão seja menor), seja mágico ou mundano. A cada 4 níveis este tempo diminui em um passo.
Mente Inspirada: no 9º nível, o shokunin obtém uma força inegável. Você pode aprender e executar jutsus de Inteligência de grau avançado. Além disso, pode somar novamente seu bônus de Inteligência em seu total de pontos de magia.
Forja de Maravilhas: Depois de um longo período de prática e fabricação de itens, você finalmente está preparado para fazer itens mágicos permanentes, mas sempre a um custo de energia cósmica. A partir do 10° nível você pode fabricar acessórios, amuletos, armaduras, armas e ofudas de nível menor ou médio. O tempo para se produzir um item mágico é determinado pela habilidade Fabricação Sagaz, mas seu preço depende do tipo: acessórios, amuletos, armaduras (inclui vestimentas) e armas (inclui fitas) custam metade do seu preço em ¥O e custam 3 PMs permanentes para itens menores e 6 PMs permanentes para itens médios; ofudas podem ser fabricados de jutsus até chacra mediano e custam 16 x custo em pm do jutsu em ¥O. A partir do 15° nível você pode produzir itens maiores, com o custo em PMs permanentes para fabricação sendo em 10, porém o tempo de fabricação é sempre o valor máximo de Fabricação Sagaz. Caso um item produzido por você seja destruído, você consegue os PMs de volta.
Mente Iluminada: no 10º nível, o shokunin chega ao ápice do seu conhecimento das forças místicas. Você pode aprender e executar jutsus de Inteligência de grau sublime. Além disso, pode somar novamente seu bônus de Inteligência em seu total de pontos de magia.
Caminho do Artesão Maior: No 11° nível, se escolheu o Caminho da Honra você passa a somar o dobro da honra em Ofício, soma mais uma vez a honra no total de PMs e começa a ser reconhecido como um grande artesão do Império, recebendo 13.000 ¥O por mês. Caso tenha escolhido o Caminho da Pólvora você aprende a fabricar e usar outros quatro karakuri da lista e não perde honra por usar itens de pólvora.
O-Mashin!: Não importando o caminho que escolheu trilhar, algo se torna inegável aos shokunin que aperfeiçoaram suas técnicas de manutenção de mashin: eles serão procurados por pessoas importantes para fazer uma máquina magnífica. Seja o representante do Império de Jade ou um grande chefe Yakuza, alguém pedirá para você fazer este projeto tão misterioso que chega a ser uma lenda para Tamu-ra. Você pode ou não aceitar, mas sua curiosidade te leva a aprender a fabricar um O-Mashin!*, um mashin gigantesco que pode ser pilotado por uma pessoa, já que pelo seu tamanho os espíritos não chegam a criar consciência. No 14° nível você pode produzir um de tamanho enorme, no 17° um de tamanho descomunal e no 19° um de tamanho colossal. Para pilotar um O-Mashin! você necessita do talento Piloto de O-Mashin!.
Deus da Forja: Toda a sua vida, todas as suas aventuras se derem para você chegar a esse momento. Você se torna o mestre máximo no ofício que escolheu e agora pode fabricar a sua verdadeira obra-prima, aquilo que te colocará num patamar de Deus da Forja. Você cria um item mágico de qualquer tipo com bônus máximo de +10 com as habilidades que você quiser, com a aprovação do mestre. Caso ofereça este item a outro personagem como presente você ganha 10 pontos de honra.

Lista de itens karakuri

*O-Mashin!

2 respostas para “Shokunin: Classe para Império de Jade”.

  1. Não tinha visto esse. Está muito bom também. Irei utilizar um dia na minha aventura rs

    Curtido por 1 pessoa

    1. Vou estar esperando o feedback ^^

      Curtir

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora